12 de setembro de 2015

Desapegue dos seus livros

Imagem: Pinterest
Recentemente, lendo o livro da Thais Godinho sobre organização, eu percebi que mesmo já sendo uma pessoa organizada, eu precisava "destralhar" um pouco a minha vida, começando pelas coisas que eu acumulo no meu quarto. 

Eu moro em um apertamento bem pequeno e espaço por aqui não costuma sobrar, isso inclui a quantidade exagerada de livros que eu sempre guardo e, com bastante aperto no coração, eu resolvi separar alguns livros para doar. 

Sempre fui da filosofia que os livros não devem ficar presos em um único lugar, com um único leitor, por toda a história da humanidade. Lógico que eu tenho alguns (vários) que estão imaculadamente arrumados em prateiras, como meus Harry Potters ou meus Martin Pages ou Jane Austens.

E acabei percebendo que eu realmente tenho (você também deve ter!) livros que nunca mais serão folheados ou que eu comprei e nunca li efetivamente ou aqueles que eu considerei tão ruim que não tenho coragem nem de olhar a capa! Acabo imaginando o quão injusto é eu ter tantos livros parados aqui, quando existe inúmeras pessoas que não tem acesso a nenhum livro. 

Talvez, quem sabe, um desses que estão juntando poeira comigo, não seja o livro que vai formar um novo leitor ou virar o livro favorito de alguém. Não vou dizer que é fácil desapegar, porque não é, mas quando você pensa nas vantagens além da ostentação de uma prateleira de livros não lidos, fica bem mais fácil. Por exemplo:

1. Abrimos espaço para guardar (e comprar) novos livros.
2. Nos livramos daquele livro que a gente não gostou, mas alguém pode amar.
3. Passamos a ser mais críticos na hora de comprar um livro.
4. Menos objetos para limpar a poeira!
5. Podemos formar novos leitores. Esse novos leitores podem virar leitores dos nossos blogs, que podem virar nossos amigos, que podem comentar sobre outros livros maravilhosos!
6. Livros são feitos para serem lidos e tem vida útil! Eles amarelam, envelhecem e logo logo se perderam sem que ninguém o tenha conhecido!

Mas eu não sei para quem doar! ou As pessoas não vão cuidar tão bem deles quanto eu! ou Eu não consigo desapegar! 

Essas são as justificativas que eu costumo escutar quando eu comento o quão legal e importante é fazer os livros circularem. Sim, você consegue e sempre tem algum livro ai que você já leu e nunca mais vai ler ou comprou/ganhou e nunca vai ler. Verdade, algumas pessoas não tem o mesmo cuidado com os livros e é por isso que eu costumo doar para bibliotecas.

No começo da minha fase de desapego literário, eu trocava livros na internet usando o livra livro ou o skoob mas, depois de algumas dores de cabeça com os Correios, eu percebi que eu trocava seis por meia duzia, já que raramente fazia uma troca em que eu ficava 100% satisfeita e acabava com mais um livro que não leria. Obviamente, teve casos em que eu fiz troca incríveis e conheci, por exemplo, o Martin Page.

Depois eu resolvi liberar alguns livros usando o Bookcrossing e nenhum deles rastreados no site e eu acabei meio frustrada com o projeto :T

Minha outra opção foi tirar foto dos livros que tenho disponíveis e comecei a enviar para os amigos  leitores no whatsapp e no Facebook até encontrar novos donos para todos eles. E já vi pessoas que criaram tumblr para vender os livros ou tentaram outras ferramentas online para isso.

Hoje, eu estou doando para bibliotecas públicas: Primeiro para a biblioteca que a gente montou com o Pintando o Se7e; depois procurando por bibliotecas de Aracaju que aceitam doação de livros. A que eu encontrei e sei que está aceitando doações atualmente é a Biblioteca Clodomir Silva, no bairro Siqueira Campos, e eu imagino que os livros terão um bom destino e companhia por lá.

Por fim, o que eu quero dizer é que: ter um montão de coisas acumuladas na sua casa não faz de você uma pessoa melhor e sim uma pessoa com muitas coisas para limpar. Assim como, ter um monte de livros não lidos em uma estante fancy, não faz de você um leitor melhor e sim um leitor egoísta.

Livros são legais demais para passarem a vida exibidos e parados em uma estante.

Um comentário:

  1. Oi Lorena! Tudo bem?
    Sempre e bom fazer uma limpeza e fazer doacoes. Tbm nao gosto de acumular coisas.

    vc lembra dos blog 'meu amor paquistanês e 'lenços e adereços'? Acabei fechando os blogs mas abri outro que é uma mistura dos dois anteriores. Te convido a conhecê-lo:
    www.colorindoavidaa.com

    Colorindo a vida blog e Fanpage

    ResponderExcluir

Visito todos que comentam, caso o link de retorno não esteja funcionando pode anexa-lo no fim do comentário. Sem SPAM, por favor.


Pulando as interjeições...
Solte o verbo, os pronomes, adjetivos e substantivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...