7 de março de 2015

Como eu aprendi a andar de bicicleta aos 21 anos

Quem acompanha o blog já deve ter lido algo sobre eu, bicicletas, e que eu não sabia - SABIA - andar de bicicleta até o começo desse mês e que aprender era um dos meus objetivos para 2015! Pois bem, eu sou praticamente uma ciclista desde o começo desse mês :)

Um dos responsáveis por isso, além da minha vontade de aprender, é o Bike Anjo. O projeto reúne pessoas que querem aprender com voluntários que querem ensinar pessoas a andar de bike e criar uma cidade com menos carros e mais espaço para pessoas.

E não só para as primeiras pedaladas, os anjos ajudam a quem não andam a muito tempo voltar a pedalar ou os ciclista a irem para a rua: te ajuda na adaptação para usar a bike como meio de transporte regular.


O projeto já existe em 261 cidades e 6 países e 1450 bike anjos. Quem quiser aprender, procurar no Facebook ou dá um Google para achar os anjos mais próximos.

Domingo passado, eu tirei a bunda da frente da TV na certeza de pagar muito mico e com o objetivo de só largar a bicicleta quando eu tivesse pedalando. A gente se encontrou no Parque da Sementeira aqui em Aracaju no meio da tarde. Foram vários voluntários cedendo seu tempo, talento e bicicleta; e vários aprendizes. O Bike anjo tem uma técnica de ensino diferente daquela que nossos pais usam e que eu achei bem mais eficiente.

A gente consegue desenvolver equilíbrio com mais facilidade e se a gente não sair pedalando de primeira, don't worry, todo mês tem oficina. Eu aprendi no primeiro dia, mais por força de vontade que qualquer outra coisas, mas havia alunos que estavam na segunda aula e outros que acabaram por esperar para tentar de novo nas próximas oficinas.



Olha a a alegria da pessoa pedalando pela primeira vez, o vídeo foi gravado e editado pelo pessoal da Ciclo Urbano/Bike Anjo ;)

Mais do que aprender a andar de bicicleta, eu ganhei novos amigos anjos, um hobbie novo, uma atividade física e um evento semanal com os amigos: A gente começou a aproveitar um outro projeto em prol de mais bikes, aqui em Aracaju é Caju bike, encontrando a galera para andar de bike uma vez por semana em um parque público da cidade.

O Caju Bike é uma iniciativa da prefeitura com a empresa de internet NET e a Serttel. Existem várias estações de bike pela cidade, você só precisa baixar o app (ou fazer uma ligação do seu celular, após o cadastro no site) e pagar a tarifa no cartão de crédito. Aqui em Aju, você paga $5,00 a hora, ou $10 reais o mês.

O legal é que mesmo quem não tem bicicleta pode conhecer a cidade, pegar uma carona rapidinho ou sair com os amigos para aproveitar um dia de sol! Minha próxima aventura (além de aprender a fazer curva com sucesso) é sair para o trânsito e usar bike como transporte regular.

Eu não cai e paguei muiiiitos micos nesses dias de ciclista, mas aprendi que nunca é tarde para aprender coisas novas, que a melhor endorfina é a que você adquire ao ar livre e que uma cidade com menos trânsito e mais qualidade de vida é possível.

@lorena_rcorreia

Update em 17 abr 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visito todos que comentam, caso o link de retorno não esteja funcionando pode anexa-lo no fim do comentário. Sem SPAM, por favor.


Pulando as interjeições...
Solte o verbo, os pronomes, adjetivos e substantivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...