25 de outubro de 2014

Como a "computação em nuvem" salva meu dia a dia:

Eu estou looonge de ser nerd, geek ou seja qual for o termo da moda, mas tecnologia existe para facilitar nossa vida e eu aproveito o máximo que posso! Sendo uma pessoa neurótica com organização e, infelizmente, mais ocupada do que eu gostaria, a Computação em Nuvem (Cloud Computing, em inglês), tem me dado a chance de aposentar o pendrive e acessar meus arquivos de qualquer aparelho com um bom acesso a internet.

Essa não é uma "linha editoral" recorrente aqui no blog, mas acho que cai bem entre os Manuais de sobrevivência e dicas que facilitam nossa vida, são sempre bem vindas. Minha opinião aqui é APENAS como usuária e eu posso estar equivocada em algum termo técnico.

Primeiro, Cloud Computing é uma nova solução tecnológica (não sei se esse é termo, me corrijam ai) em que qualquer pessoa pode upar - de forma pública ou não - qualquer tipo de arquivo e acessá-lo de qualquer lugar que você quiser através da internet. Exemplos que estão completamente incorporados ao nosso dia a dia é o 4Shared; o OneDrive, aquele quando você acessa hotmail/outlook/live; ou o Google Drive.

Eu consigo, por exemplo, integrar meu celular e meu notebook de forma a ver as fotos que tirei com o celular, sem precisar conecta-los com o USB; ou ler os arquivos da faculdade do meu celular sem ter que salva-los propriamente no aparelho. 


Google Drive (antigo Google Docs)!


Eu uso o Google Drive para arquivos que eu quero que sejam público, você tem essa opção de compartilhar suas pastas/arquivos com outros usuários ou mantê-los privado. Você pode fazer isso de qualquer servidor, mas por ser integrado a minha conta Google, eu considero mais fácil para utiliza-lo no dia a dia do blog, como o formulário de sorteios e afins.

A única coisa que eu curto (de verdade) no Google Drive são esses formulários e a facilidade em criar arquivos colaborativos: eu consigo upar o arquivo de um trabalho da faculdade e divulgar com os outros integrantes do grupo para possíveis alterações;

Por outro lado, eu acho que os produtos do Google não são pensados para o usuário e quando eu me acostumo e aprendo a usar uma função, eles atualizam a bagaça toda! É irritante. Eu não sei dizer a capacidade de armazenamento do Google Drive porque eu uso pouquíssimo, mas não costumo ouvir reclamações a esse respeito.


One Drive (antigo Sky Drive)!


O One Drive é da Microsoft, todo mundo que tem e-mail hotmail, live, microsoft ou outlook é automaticamente cadastrado, odeio isso: parecem que me obrigam a utilizar algum serviço. Eu uso esse servidor para salvar minhas fotos.

Ao contrário do Google Docs, você pode instalar o One Drive no seu computador, no caso do windows 8 já veio instalado. Então, você salva seus arquivos na pasta do seu computador e ele automaticamente é upado "nas nuvens", podendo acessar direto do site ou do seu e-mail ou do aplicativo em celulares. O legal mesmo é que dá para anexar arquivos no e-mail direto do One!

Existe a opção de gerenciar tudo direto o site, mas eu não gosto de manter o navegador aberto upando fotos, videos e etc. Eu não sei como é a capacidade de armazenamento, mas o meu é bom enorme, acredito que seja por causa do meu sistema operacional (Windows 8), mas sem certeza.


Dropbox


Gente, Dropbox é puro amor! Eu o descobri em uma das empresas que trabalhei e é uma mão na roda todo dia da minha vida. hahaha

O armazenamento gratuito deles é muito pequeno e isso me obrigou a dividir meus arquivos entre o One Drive e Google Drive, como eu venho explicando nesse post, e eu só não pago por mais espaço porque eu sou estagiaria (cadê a grana, meu povo?) e até o momento eu consigo administrar todos os serviços sem maiores problemas.

O que eu faço no Drop? TUDO. Lembram daquela pasta "meus documentos" que quase todo mundo tem? Eu uso o Dropbox. Ele e o One são muito parecidos, exceto que o Dropbox não é vinculado a nenhuma rede social. Eu considero isso um ponto positivo porque eu sinto uma maior privacidade nessa plataforma.

Eu fiz o cadastro; baixei o programinha no PC, no celular e  uso para quase tudo, sendo que quatro funções são essenciais na minha vida:

1. Envios da câmera: TODAS as fotos que eu tiro do meu celular são enviadas automaticamente para a nuvem e eu acesso do meu computador sem precisar de USB! ♥ Eu também posso enviar as fotos da festa que recebi pelo whatsapp ou upar alguma arquivo que baixei no celular, através de uma comando de compartilhamento.

2. Capturas de tela: Eu posso configurar para que TODO print que eu tirar da minha tela do PC seja automaticamente salva como .jpeg no meu computador e depois editar como eu quiser.

3. Ler/editar/salvar qualquer arquivo: Eu liguei meu PC pessoal com o PC do meu trabalho. Assim, quando eu preciso checar algum arquivo pessoal no trabalho, eu abro a pasta do drop e acesso o arquivo que teoricamente eu só veria quando chegasse em casa e vice versa.

4. Pastas compartilhadas: Eu gosto dessa função tanto aqui quanto no One Drive. Por exemplo, eu crio uma pasta que pode ser alterada por um grupo de pessoas específicas e nós conseguimos compartilhar todas as fotos de algum show ou viagem ou qualquer coisa assim. Depois que somos sincronizados, você pode remover o compartilhamento ou sair da pasta sem precisar de milhões de e-mails com anexos ou pendrives.


E a nossa PRIVACIDADE?

Imagem: Tecedora

Eu conheço muita gente não não utiliza a Nuvem com medo que seus arquivos pessoais seja expostos na internet. Não posso afirmar que isso é impossível, mas eu assumo o risco em nome da facilidade do meu dia a dia.

Eu passei a não temer "a nuvem" em uma aula na faculdade. A gente discutia privacidade de dados e meu professor fez a seguinte pergunta: "O que é REALMENTE privado na rede?" Eu ainda não uso a nuvem para salvar documentos pessoais (scan do RG, por exemplo) como muita gente faz, mas se houver uma real necessidade disso eu faria sem pestanejar... Eu acho que cabe o bom senso e conhecer da ferramenta para que o mau uso não seja responsável por possíveis vazamentos.


Prós, Contras e Conclusões

Eu já citei todas as funcionalidades na minha vida, assim como o que me incomoda mais em cada servidor. Acredito que o principal requisito para dar certo e funcionar a seu favor é, acima de tudo, conhecer a ferramenta e isso você só aprende utilizando e "googlando".

Também acredito que ter organização é essencial, porque nada disso vai funcionar se seus arquivos forem uma completa bagunça. Além de uma conexão com internet, no mínimo, mais ou menos. Percebi que a principal vantagem é eliminar os backups em CDS, Pendrives e mídias.

Com toda certeza eu consegui trocar de notebook sem a dor de cabeça de perder todos os meus arquivos e fotos no processo. Eu apenas tive que instalar o Drop e o One no novo PC e esperar sincronizar. Tudo estava a minha disposição novamente. Assim, até o momento, tem funcionado para mim. 

E vocês? Qual a sua experiência com as Nuvens?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visito todos que comentam, caso o link de retorno não esteja funcionando pode anexa-lo no fim do comentário. Sem SPAM, por favor.


Pulando as interjeições...
Solte o verbo, os pronomes, adjetivos e substantivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...