20 de abril de 2013

Armandinho


Outro dia surgiu em minha timeline um menininho de cabelo azul e bastante sapiência: O Armandinho. Andei fuçando na internet e achei o Alexandre Beck, ilustrador Catarinense que dá vida ao Armandinho, a Fê, ao sapo...

Mil Alices: Quem é Alexandre Beck? 
Alexandre Beck: Sou agrônomo, nadador e jornalista ilustrador, marido de uma professora de filosofia, Janyne, e pai de dois filhos, Augusto de quase 18 e Fernanda de 10 anos. Tenho uma pequena empresa de comunicação e trabalho há 13 anos com quadrinhos educativos para crianças, jovens e adultos, principalmente com temas voltados ao meio ambiente.


Alexandre e os filhos Augusto e  Fernanda.
Alices: Quem é Armandinho?
Alexandre: Vejo o Armandinho como qualquer criança. Apesar de limitações físicas devido ao tamanho, ele é livre da maioria das regras, distorções de valores e os preconceitos da sociedade. Quer saber o porquê das coisas serem como são, das pessoas pensarem como pensam. E opinar sobre as alternativas. Aprendo muito com ele.

Alices: Qual foi sua trajetória até aqui? Como você chegou ao Armandinho?
Alexandre: Quando fiz Comunicação Social, após o curso de agronomia, me envolvi no movimento estudantil, e passei a fazer charges nos jornais da universidade. Lá fui perceber o potencial que um trabalho despretensioso e de aparência tão simples - como uma charge ou cartum - pode ter. 

Em 2000 fui contratado como ilustrador no Diário Catarinense, e convidado a fazer tiras em 2002 e fiz até 2005, quando saí do jornal. Nesta época eram outros personagens. Bastante contato com leitores. Foi um ótimo laboratório. 

Em 2009 voltei a fazer as tiras, no mesmo jornal, com os personagens anteriores. Um dia uma editoria me pediu algumas tiras com pauta específica para o dia seguinte. Não havia tempo hábil, e precisei improvisar. Usei um bonequinho que eu tinha pronto de outro trabalho para montar as tiras. O pai e a mãe foram criados pelo mesmo motivo. As tiras funcionaram, e em pouco tempo substituiam meus personagens anteriores no jornal. O nome do personagem foi escolhido em uma campanha do Diário Catarinense. Sugestão da leitora Thereza Santos, para uma criança que estava sempre “armando” alguma coisa. Nascia o Armandinho.

Tirinha que começou a espalhar o Armandinho no Facebook.

Alices: Você esperava essa recepção para suas tirinhas? Vi que você mantinha um blog, antes da Fanpage... Você acha que estar no Facebook fez muita diferença
Alexandre: Publico as tirinhas do Armandinho desde 2009. Estava acostumado a receber e-mails de leitores do jornal, e alguns comentários de colegas. Eu usava o blog, e posteriormente o facebook, para “testar” as tiras antes de publicá-las no jornal. Há tiras que gosto, mas não ficam muito compreensíveis. Consigo ter um retorno das pessoas pela internet de forma rápida, e isso me é importante. Criei a fanpage do Armandinho no final do ano passado. Tem quatro semanas que uma tira que fiz pelo dia da água foi compartilhada e se espalhou pelo facebook. As pessoas acessam a página, gostam e passam a segui-la. Então neste caso a rede social fez, sim, diferença para divulgar o trabalho.

Alices: Quais seus planos para o futuro?
Alexandre: Pretendo dedicar mais tempo ao que gosto e penso ser importante: estar com a família, bons amigos e trabalhos específicos. O Armandinho é praticamente um hobby, e espero poder me dedicar mais a ele. Há alguns anos estamos em constantes e intensas mudanças, e na família temos metas para longo e curto prazo. O reconhecimento do trabalho com o Armandinho foi uma grata surpresa, mas não deve alterar muito nosso planejamento. Há muitas coisas a levar em conta. Por hora meu objetivo é viajar neste próximo final de semana até Brusque (SC) e assistir o torneio de patins que Fernanda, minha filha, irá participar.


Obrigada por conversar um pouquinho com a gente, Alexandre. Muito sucesso para ti, sua família, para a Fernanda em sua competição, e que o Armandinho continue armando suas confusões por muito mais tempo!

Os desenhos desse post são da fanpage do Armandinho, as fotos do post e do índice de entrevistas são Janyne Sattler, esposa do Alexandre :)

10 comentários:

  1. Leio todas as tirinhas do Armandinho, admiro esse trabalho.
    Armandinho é um encanto de menino, foi uma ótima matéria.
    Parabéns aos dois.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa de entrevistar o "pai" do Armandinho! Sou professora e adoro as tirinhas dele, pois mexe com nossos sentimentos e atitudes de maneira divertida! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Amo o Armandinho demais, me identifico muito com as histórias. Parece muito com o meu dia a dia.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Amo Armandinho, de vez em quando dava umas "broncas" no Alexandre que demorava para postar os quadrinhos! hehehehe...
    Armandinho tem muito de criança e de adulto, expressa muito do que queremos viver e falar de verdade.
    Parabéns pela entrevista!
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Armandinho é um sopro de alegria, simplicidade e verdade!!! Uma criação maravilhosa!

    ResponderExcluir
  6. Ah eu já tinha visto algumas tirinhas pelo facebook, esse jeito critico e inocente do personagem é muito fofo >.<

    lovelyblogcarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia o trabalho do Alexandre, gostei bastante e amo tirinhas. Já vou até curtir pra acompanhar melhor.
    bjoks

    ResponderExcluir
  8. Sou APAIXONADA pelo Armandinho! Todos os quadrinhos são incríveis e os assuntos muito atuais mostrados de uma forma muito divertida. <3

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  9. Sempre gostei muito das tirinhas que vejo pelo facebook,Parabéns pelo trabalho inteligente e inocente.
    Obrigada pela disseminação de virtudes.

    ResponderExcluir
  10. pq um sapo e o animalzinho de estimaçãodo Armandinho?

    ResponderExcluir

Visito todos que comentam, caso o link de retorno não esteja funcionando pode anexa-lo no fim do comentário. Sem SPAM, por favor.


Pulando as interjeições...
Solte o verbo, os pronomes, adjetivos e substantivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...