15 de março de 2013

Conceitos predeterminados

Eu sou - das pessoas que eu conheço -  a mais cosmopolita e desapegada a esterótipos desse planeta. E tenho a fé desmedida que isso esteja relacionado a aura de mistério da Bahia, como diz Jorge Amado, ou a todo encontro de tudo que acontece por lá.

Mas, não. Nem todo mundo que nasceu na Bahia é desapegado só porque viveu por lá. Nem todo mundo, de lugar nenhum, é, por regra, desembolsado de conceitos.

E nessa de desapego, conceito e preconceito eu me deparo com pessoas extremamente mesquinhas que se acham donos do mundo e das verdades universais e como aqueles jeguinhos que arrastam carroças, tem os olhos fechados ao mundo.

Em pleno séculos tanto. Não é bem assim e acho muito esquisito essa frase, parece que a sociedade é absolutamente obrigada a evoluir por causa de uma data. Mas, os tempos mudam, as pessoas deveriam crescer e aprender a conviver com todos os nuances, mas se trancam na perspectiva de que preto é preto e branco é branco.

A graça da vida são os nuances, as pessoas diferentes, os rostos, cores, sorrisos e jeitos de cada um. E daí que fulano é Gay? Que ciclano é negro? Que dona Joana é Feminista?

Todos somos imbuídos de conceitos religiosos, culturais, sociais e familiares, mas é do juízo e, principalmente, caráter aceitar o que está fora da "ordem natural" das coisas. E não digo natural como se os outros não fossem, mas cada um tem um conceito de "natural", de comum.

Irrita-me profundamente pessoas que acreditam que mulher que ocupa cargos de chefia e não estão casadas são, por tabela, lésbicas ou, no mínimo, devoradoras de homem. Ou que ser gay é contra a natureza do ser humano ou contra os princípios de Deus.

É ridículo pessoas se orgulharem de ter essa posição e não só descriminar como agredir física e verbalmente quem é diferente da "moral e dos bons costumes". Para mim, isso é contra os princípios de Deus. Isso é devorar seres humanos.

Nos dias em que vivemos com a diversidade de opiniões, gostos, cores e sorrisos é absolutamente desnecessário essa padronização tosca de opiniões.

Essa ideia de que quem está fora do meu padrão é errado.Ou de que mulher tem estar na cozinha, homossexuais tem que estar escondidos nas vielas mais escuras e que negros devem voltar para a senzala.

É absurdo não admitir a evolução (sim, evolução!) do ser humano e de suas escolhas. Não só o escrachado, mas preconceito velado, aquele que você sente nas atitudes, acaba machucando muito mais que todos os gritos.

Pessoas tem direito de ser pessoas, de ser do seu jeito e de ir aonde quiser. Como quiser. Ninguém tem que caber no seu conceito para ser boa pessoa. Muito menos agir como você age para ser legal. Aliás, não curto esse formato quadrado. Essa aura de sou eu mesmo a 30 anos.

Vamos crescer; Vamos respeitar; Vamos ser feliz; Vamos fazer o bem, sem olhar a quem... Não é isso que dizem?



Sou mulher, sou hetero, sou solteira. Sou financeiramente independente e não sou melhor do que ninguém.

Esse post foi ilustrado com imagens da Fanpage Não aguento quando.

3 comentários:

  1. Moro em uma cidade de SC que é considerada a "Ilha da Magia" desde pequena mesmo tendo uma religião definida sempre fui muito de sentir a energia em minha volta...
    Os conceitos vem estabelecidos e quando não veem sempre queremos estabelecer esteriotipos nos outros e em nós mesmos: Gay, machista, feminista...
    Evolução? imfelizmente passamos longe nesses quesitos
    Mais ação e menos frases feitas... é isso que precisamos.

    ResponderExcluir
  2. Por isso que eu assim com Raul Seixas, prefiro ser uma metamorfose ambulante do que ter uma opinião formada sobre tudo!
    É chato,é feio e é cafona ser preconceituoso, isso sim não é normal!!!
    Bjins

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente a sociedade só sabe taxar ao invés de aceitar!!!!

    ResponderExcluir

Visito todos que comentam, caso o link de retorno não esteja funcionando pode anexa-lo no fim do comentário. Sem SPAM, por favor.


Pulando as interjeições...
Solte o verbo, os pronomes, adjetivos e substantivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...