29 de novembro de 2012

O Hobbit: Contagem regressiva

Contagem regressiva, faltam exatamente 15 dias para vermos o filme mais aguardado do ano – O Hobbit - e na nossa coluna especial trazemos 15 coisas que você precisa saber sobre o filme antes de assisti-lo e outras curiosidade sobre a nova saga que está por vim ;)




1 – O Hobbit não é o Senhor dos Anéis. Apesar de possuir o mesmo diretor, ter sido baseado na obra do mesmo autor e possuir vários atores que fizeram parte da saga do anel, são filmes distintos. Segundo o próprio diretor Peter Jackson, as sagas possuem diferenças significativas como por exemplo o tom cômico e lúdico muito mais acentuado no novo filme. 

2 – Apesar de a história de O Hobbit ser contada em um único livro o diretor Peter Jackson optou por dividi-lo em três. O primeiro “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada” estreará no próximo 14 de dezembro, o segundo A Desolação de Smaug dia 13 de dezembro de 2013 e por fim “Lá e de Volta Outra Vez” marcado para dia 18 de julho de 2014. Além de contar a história de O Hobbit, a saga também utilizará como material os apêndices de O Senhor dos Anéis.

3 – Peter Jackson não foi o primeiro nome para dirigir o filme. O diretor seria Guillermo Del Toro que abandonou o cargo devido aos constantes atrasos devido as dificuldades financeiras do estúdio MGM. Peter relutou em assumir o cargo e o principal motivo para isso foi que ele considerava aterrorizante a ideia de dirigir os 13 anões e diferencia-los.


4 - A troca de diretores e os atrasos do estúdio não foram os únicos problemas das gravações.  O filme quase não saiu do papel devido a uma briga judicial com os herdeiros de Tolkien que ameaçaram não permitir que o filme fosse gravado caso eles não recebessem a montante de  US$ 220 milhões referentes aos filmes já realizados e não pagos pela New Line. Além disso em 2010, a equipe técnica fez uma rebelião dizendo que estava sofrendo maus tratos e por fim em 2011 mais um revés para o filme: o diretor Peter Jackson foi internado para tratar de uma úlcera perfurada e ameaçou novamente o início das filmagens

5 - As gravações duraram 254 dias (quase 9 meses!), o que fez com que alguns atores recusassem papéis devido ao longo tempo de gravação e a impossibilidade de fazer outros papéis nesse período de tempo, afinal vale lembrar que as gravações são feitas na Nova Zelândia. 

6 – Em O Hobbit o diretor Peter Jackson está utilizando o que há de mais moderno para as gravações. O Filme foi gravado em 48 quadros por segundo, o dobro da taxa comum de 24 quadros por segundo. A tecnologia causou estranheza para alguns críticos devido a riqueza de detalhes e alta nitidez diferente das projeções convencionais. A resolução do filme também é muito maior que a usual. Na prática a tecnologia gera imagens mais realistas e mais próximas do que o olho humano ver na realidade.




7 - Além disso o 3D também conta com o que há de mais moderno. Foram usadas 48 câmeras especiais Red Epic de alta tecnologia. Todas elas devidamente batizadas por Peter Jackson com nome de seus familiares e outras quatro ainda mais especiais, nomeadas com os nomes dos Beatles:John, Paul, George e Ringo.


8 –  Nem todas as salas tem a tecnologia adequada para passar o filme em 48 fps. Aqui no Brasil apenas cinema nas cidades do Rio de Janeiro, Salvador , Curitiba , Recife e São Paulo terão a nova tecnologia.

9 - Os atores que vivem os anões e o pequenino Hobbit não tem baixa estatura de verdade. Devido a isso as filmagens ocorreram em dois sets diferentes que foram construídos para sequências como essa: um normal e um pequeno, com os atores atuando separadamente, mas ao mesmo tempo, neles. A tecnologia da "câmera de movimento simultâneo" foi criada também para que Ian McKellen (Gandalf) se sentisse "menos miserável", já que atuava o tempo todo sozinho. Agora ele usa um ponto no ouvido e pode atuar em tempo real - ainda que em outro lugar - com seus colegas, que vê através de um monitor.

10 – Inúmeros atores foram cotados para viver o papel principal no filme, Bilbo Bolseiro. Entre eles Tobey Maguire (Homem-Aranha), Daniel Radcliffe (Harry Potter), James McAvoy (X-men), Shia LaBeouf (Transformers). Porém o papel acabou caindo nas mãos de Martin Freeman, que na minha opinião ficou perfeito como o querido Hobbit.


11 – O orçamento total dos filmes saiu em torno deUS$ 500 milhões, o colocando entre as produções mais caras da história do cinema.


12- Foi criada uma personagem feminina exclusivamente para o filme que será vivida pela atriz Evangeline Lilly (a Kate de Lost), ela será a elfa Tauriel - chefe da guarda élfica, uma guerreira poderosa e letal. Muitos fãs puristas torceram o nariz por uma personagem não criada por Tolkien fazer parte do filme, porém os produtores alegam que ela foi criada pela falta de personagens femininas relevantes na história. Segundo a atriz ela aparecerá já no primeiro filme em uma pequena participação que crescerá no decorrer da saga.


13 – Todos os detalhes do filme foram pensados da maneira mais minuciosa possível. Por exemplo, nas roupas do anões, as costuras são grosseiras devido aos seus dedos pequenos e gorduchos e por isso seriam incapazes de criar detalhes pequenos.

14 - Nenhum dos elementos tecnológicos digitais criados para O Senhor dos Anéis foram reaproveitados em O Hobbit, o salto tecnológico de 10 anos foi muito grande. Para se ter uma ideia da diferença a equipe de efeitos especiais de O Senhor dos Anéis criou cerca de 500 ilustrações conceituais, em o Hobbit o total de ilustrações pulou para 8000. 

15 - A nova tecnologia exigiu que o departamento de arte se aprimorasse no nível de detalhes de sets e objetos cenográficos. Ao invés de usar materiais como plástico para fingir uma textura, muitas vezes eles tiveram que usar materiais de verdade, mais caros. Ainda que dê muito mais trabalho, isso melhora a atuação dos atores, já que eles interagem com materiais de verdade quase o tempo todo.


Gostaram? Agora é segurar a ansiedade porque em breve finalmente poderemos voltar a visitar a Terra Média e ver novamente Hobbit, Anões, Magos e Elfos em uma aventura :) 



Depois do filme, o Mil Alices irá trazer tudo o que achou sobre o início da saga. 
Aguardem! 


@ninafreitas
Informações do Omelete.uol e Valinor

2 comentários:

  1. Oi Lorena!

    também estou ansiosa, devo admitir. Meu namorado me contou que muitos animais morreram nas gravações desse filme, o que se tornaria um fator pra eu não querer assistí-lo no cinema.

    Aqui: http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/polemica-27-animais-morrem-em-gravacoes-do-filme-o-hobbit-diz-denuncia/

    eu acho que desleixo não é motivo para ser permissivo com mortes de animais. O caso é que deveriam ter tomado muitas outras precauções!

    Mas quero muuito ver, talvez eu espere pra baixar (boicote), mas meu namorado provavelmente vai querer ver no cinema... aí já viu!

    :**

    ResponderExcluir
  2. Então, eu sou MUITO suspeita para falar sobre O Hobbit e qualquer trabalho de Peter Jackson. Ouvi muita (MUITA!) coisa a respeito do filme, mas na boa não dei muito Ibope não. Até porque não tive nenhuma fonte segura e oficial de informação a esse respeito... Aliás, o filme é magnifico. Você deveria ver ;D

    ResponderExcluir

Visito todos que comentam, caso o link de retorno não esteja funcionando pode anexa-lo no fim do comentário. Sem SPAM, por favor.


Pulando as interjeições...
Solte o verbo, os pronomes, adjetivos e substantivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...