7 de novembro de 2012

Culturalmente Falando, 7 on 7 Project

Esse mês aconteceu um monte de coisa aqui em Aracaju. Palco Giratório, FICI, Exposição de arte com crianças, tr3s.minutos... Anunciei quase tudo e tentei ir aos eventos, mas além de ser só uma, estudo, trabalho e ando de ônibus. 

Mesmo com a correria, fiquei feliz com a enxurrada de eventos culturais que a cidade recebeu, de ver que tem uma galera querendo difundir isso em Sergipe e mudar um pouco a perspectiva de quem vive aqui e, ao mesmo tempo, irritada com a pouca adesão das pessoas a isso. 

Foram eventos grandes, muito legais e vi pouquíssimas espectadores nos dias que consegui ir. Talvez eu seja a pé frio. O absurdo é que pessoas pagam $100 - para dizer o mínimo - em eventos de camisa, com bandas de fora do estado e essas mesmas pessoas não vão a eventos da casa e gratuitos. 

Não vamos entrar em mérito de campanhas de Marketing, educação, formação cultural ou qualquer outra coisa cheia de variáveis. Sejamos apenas francos, quantas pessoas torcem o nariz quando ouvem falar de um evento no teatro ou alternativo de alguma fora, taxando como chato? Ou quantas outras curtem e Retuítam  mas, continuam com a bunda no sofá? Assim fica difícil, né Brasil?


Palco Giratório

A minha foto foi descaradamente inspirada, nessa outra foto da Ana Arantes. :) 

A Mostra SESC de Artes Cênicas movimentou os teatros e as ruas do centro da cidade. Queria muito - muito mesmo ir – mas no dia que tive algum tempo sofri um pequeno acidente, ein Carine

Todo sábado, tenho aula o dia inteiro. Mesmo assim, com mais cara que coragem, marquei com uma amiga para ver “Um Príncipe chamado Exupery”, que ia acontecer em um colégio perto das minhas aulas e eu ia direto. 

Quando chegamos, meia hora antes do horário, a organização tinha mudado a peça para outro local do centro da cidade. Era um sábado, eu estava cansada e todo mundo sabe que não é muito seguro duas mulheres andando pelo centro em um fim de tarde de sábado, em qualquer cidade. Resolvemos bater perna do Shopping. 

No terminal de ônibus, lotado às seis da tarde, fui correr para pegar o ônibus e cai de cara no chão. Sim, de cara! Machuquei a testa, mordi os lábios, ralei o braço etc etc etc. Fora a vergonha, as pessoas querendo chamar a SAMU e os dois dias dolorida, sobrevivi e não fui a Mostra SESC de Artes Cênicas. 

Fica para o próximo ano e por favor, não mudem os eventos de lugar faltando meia hora para começar. Grata.


FICI


Outro evento que ficou no quero muito ir. Levei meu irmão para a abertura (onde tirei essa foto) e apesar desse dia ter sido fechado a convidados – aliás, achei um absurdo -, foi bem legal: Palhaços, pernas de pau, coisas de criança. 

Não assisti filmes por que no dia que eu passei lá era só para convidados e na semana seguinte foi o tr3s.minutos – que eu estava participando ativamente - e já sabem: trabalho, aula, ônibus, ainda estava meio de molho com a queda... enfim.


Exposição de trabalho de crianças assistidas por ONGs.


Meu irmão encantado com um livro do Monteiro lobato em Braile! Postei no meu Flickr mais fotos sobre isso :)


Artesanato :)


Adorei esse quadro. Crianças desenhando muiito melhor que eu!

Essa feirinha aconteceu em um Shopping aqui da cidade e eu descobri por acaso. Por acaso também foi no dia que estive no FICI e estava com minha câmera. Estavam expostos trabalhos de crianças assistidas pelas ONGs APAE, ESPER, Renovar, Coeesp e ASE. 

A maioria trabalha com crianças com algum tipo de deficiência e usam arte, leitura, fisioterapia para ajudar a melhorar a qualidade de vida dos meninos. Um trabalho lindo, que merece alguma atenção.


tr3s.minutos


Marcadores de livro e Cartões postais do evento. Foto na oficina de Animação 3D.

Prêmios cobiçados da Mostra Competitiva.

Quem me escuta tagarelar em outras redes sociais já cansou de ler sobre o Festival Sergipano de Micrometragens. Esse é o segundo ano do festival e eu fui monitora. 

Não, eu não entendo muito (nada) de audiovisual, mas fiquei encaminhando alunos as oficinas, ajudando professores, fazendo cara de paisagem nas mostras competitivas. Enfim, foi muito legal e quem não foi esse ano, favor aparecer no próximo. 

Apesar de ser festival de audiovisual, feito por alunos da Federal, qualquer pessoa que goste de cinema, comunicação, publicidade... se identifica com a proposta. Na Fanpage do Tr3s Minutos vocês podem ver todas as fotos da semana inteira e no site dá para assistir todos os filmes que concorreram. 

Dos finalistas, meu favorito foi Janela. Thais Fernandes, do Rio Grande do Sul,  levou primeiro lugar na categoria livre, pelos jurados técnicos:


As fotos do tr3s.minutos foram bem mais ou menos porque minha câmera de liquidação não tem como competir com as Canons e Nikons e etc do pessoal que fez a cobertura do evento, todas as fotos estão na Fanpage do festival.


Agora corre para ver as fotos da Moema!


7 on 7: 
(Lorena - 2012) Julho - Agosto - Setembro - Outubro - Novembro - Dezembro
(Regina - 2013) Janeiro - Fevereiro - Março - Abril - Maio - Junho

7 comentários:

  1. Que exposição linda!
    adorei
    bjs
    www.amodernpinup.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei as fotos Lorena!
    Cada uma com uma historia melhor que a outra; e confesso que queria ter visto a parte do livro em braile, da maquina de braile (igual vc colocou no flickR).
    Acho que os deficientes visuais sao pessoas que enxergam com a alma atraves dos olhos do coracao.
    Muito lindo os quadros tb.

    E acho q vc ta certa, mta gente nao da valor nas coisas gratuitas e interessantes que a cidade oferece por pura ignorancia!
    Eles nao sabem o que perdem ;]

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho Braile e Libras sensacionais! *-*
      É tão sensitivo, tão poético... lindo!

      Excluir
  3. Adorei seu blog. Fala de coisas que realmente me interessam.
    Também não entendo porque as pessoas não valorizam o teatro e eventos artísticos. O nosso país seria tão melhor se valorizassem as artes.

    Fiquei louca pelos marcadores do evento que você foi.

    beijos,

    Carissa
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  4. Já fui até Porto Alegre pra ver o Palco giratório, fui ver Odin Teatret! que tá completando quase 40 anos no teatro e como como grupo. Vi duas peças deles. Infelizmente o Palco giratório não chega ao SESC daqui...
    Adorei este Festival de Tr3s minutos. Não sabia de sua existência!! Já dei uma procurada no site pra ver tudo. muito bacana.

    ResponderExcluir
  5. Adoro projetos fotográficos! Dá para ver que você vai em muitos eventos :O
    Esse mês só fui na Bienal de Arte aqui de São Paulo, mas valeu a pena.
    Adorei a foto dos artesanatos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem vou a tantos quanto gostaria, mas sempre que dá eu vou sim!

      Excluir

Visito todos que comentam, caso o link de retorno não esteja funcionando pode anexa-lo no fim do comentário. Sem SPAM, por favor.


Pulando as interjeições...
Solte o verbo, os pronomes, adjetivos e substantivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...