24 de novembro de 2012

A cara da Coragem

Estou correndo atrás disso desde Setembro. Foram três longos meses de uma curiosidade infernal. Dezenas de e-mail, muita gente legal envolvida, 59 votos, mais um monte de palpite... enfim, finalmente - e mesmo sem terminar de escrever o livro e ainda sem perspectiva de editora - Coragem tem uma capa oficial.

Aos milhões de críticos literários de plantão, não somos profissionais, ninguém é capista de formação e a função primordial dessa dita capa é divulgar o livro e dar algo mais real para comentar. 

Espero que gostem. Afinal, é para vocês. 



Com 57,63%, a capa ganhadora foi a da Tatiany! Você acessa o post original da enquete aqui. Obrigada a quem opinou e, principalmente, aos meninos que trabalharam para que isso desse certo.

A partir de hoje, quando eu citar de Coragem. Será sobre isso que eu estou falando:



Para vocês entenderem o processo de criação da capa, as informações para os "capistas" que eu passei para eles foram as seguintes:

- SOBRE O LIVRO: 
Coragem é narrado por María Salvatti. Ela é filha de pai italiano e morou em Salvador a vida inteira. Ela é rica, mas depois de algumas reviravoltas descobre que dinheiro e status não é tudo. Então, começa realmente o livro. Ela abre uma ONG que tenta socializar crianças que antes estavam inseridas no tráfico de drogas, conhece Pedro e a história se desenrola. No livro, falo muito sobre Salvador, sobre as pessoas da cidade e principalmente de como o tráfico de drogas interfere na sociedade. Na verdade, Coragem é a história de como María descobre a si mesma e uma Salvador diferente do clichê turístico.

- SOBRE O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO LIVRO: 
Sempre posto minhas inspirações e algumas informações mais concretas sobre o livro no blog. Não tenho data especifica para atualizar a Tag, mas fiquem de olho nesse link.

- MINHAS IDEIAS PARA A CAPA:
. Eu pensei em um fundo com algum elemento que remetesse a Salvador: Fitas do bonfim, o mar ou qualquer coisa que represente a cidade de forma especifica ou estilizada; Por cima disso a sombra de uma mulher caminhando: o perfil dela passando no sentido direita/esquerda ou algo que represente María.
. Tem uma frase, que eu gosto, mas não pensei em como encaixar: "Até onde a Coragem pode te levar?". Eu achei meio brega depois, mas se pensarem em alguma coisa... é válido.
. No fim, pensei em algo elegante, sem muitas informações. Tem que ser uma imagem que quando as pessoas verem, sintam vontade de saber todos os detalhes. Algo que seja criativo e chame atenção... sem fazer estardalhaço.

- OUTRAS INFORMAÇÕES: 
Nome do livro: Coragem; Eu assino como Lorena Rocco; O livro não tem previsão de publicação; Eu não sei dizer direito o gênero e o público alvo, não pensei muito a respeito.”
(Tanta novidade que é quase presente de Natal para os leitores.)

Com base nisso, eles foram me mandando as ideias e eu opinei no que tinha, ou não, a ver com o enredo do livro. A capa da Tati passou por cinco (CINCO!) fases e a última foi a que adequou melhor tudo que pensamos:

Tirei uma das capas para a imagem caber no post. 
Pensam que é fácil? 

Depois de tantas informações sobre o livro (aproveitem meu bom humor!), a fofa da Endry - do blog Sonhos de Princesa - criou uma página no skoob para Coragem. Está no ar desde ontem a noite, aproveitem!


Acesse o livro no Skoob clicando aqui. Agora vocês podem favoritar, marcar como desejado, adicionar a estante, discutir sobre o tema do livro... enfim, usem e abusem da plataforma (isso é uma ordem) e a medida que as respostas de vocês forem chegando ou posto detalhes no blog.

Mais uma vez obrigada a todo mundo, espero que curtam as novidades! :)

7 comentários:

  1. Nossa amiga, quanto orgulho! quero ler! boa sorte nisso tudo, eh como um filho ne? admiro quem faz algo assim, acho grandioso!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito feliz de ter participado , e dobrado de ter ganho .
    Só estou esperando para ler o livro .
    bjsssssssss

    ResponderExcluir
  3. Nossa que legal, eu estou ansiosa para ler seu livro, parece ser uma estória muito interessante. A capa ficou linda.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Que lindo Lorena!
    Fico mto feliz por tudo estar encaminhando e logo eu vou querer um livro seu nas maos ;D
    A capa ficou otima! apesar de eu ter votado na outra capa :X agora eu to gostando mais dessa... rs
    Aguardo por mais novidades ;]

    Beijos, bom domingo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Lorena. tenho acompanhado a pouco tempo o seu blog e adorei a novidade do livro. Já adicionei no Skoob e tudo!
    Aguardando ansiosa pelo lançamento

    ResponderExcluir
  6. Ficou linda Lorena. É uma boa escolha, eu fiquei meio indecisa na votação. Mas gostei dessa de qualquer forma.

    :**

    ResponderExcluir
  7. Hey!!
    Ficou linda, apesar de não ter votado nela, essa capa é super fofa!!
    Vou add o livro na estante do skoob flor, beijo!

    ResponderExcluir

Visito todos que comentam, caso o link de retorno não esteja funcionando pode anexa-lo no fim do comentário. Sem SPAM, por favor.


Pulando as interjeições...
Solte o verbo, os pronomes, adjetivos e substantivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...