11 de novembro de 2012

A arte de Banksy

“Quem realmente desfigura nossos bairros são as empresas que rabiscam slogans gigantes em prédios e ônibus tentando fazer com que nos sintamos inadequados se não comprarmos seus produtos. Elas acreditam ter o direito de gritar sua mensagem na cara de todo mundo em qualquer superfície disponível, sem que ninguém tenha o direito de resposta. Bem, elas começaram a briga e a parede é a arma escolhida para revidar.” Banksy


Quando comecei a fotografar Graffitis por ai, nunca havia ouvido falar de Banksy. Para vocês verem como estou no começo da minha mal fadada missão de fotografa. Então, em um papo despretensioso durante o tr3s.minutos ouvi algo sobre Banksy. Minha nota mental não ajudou e só lembrei de conhecer seu trabalho quando vi o livro Guerra e Spray, lançado a esse ano pela Editora Intrínseca.



Guerra e Spray - Banksy
  • Editora Intrinseca
  • Tradução: Rogério Durst
  • Páginas: 240

SINOPSE:
"Ninguém sabe quem é Banksy, o artista do estêncil e do spray que tem deixado a marca de sua irreverência em paredes de cidades do mundo inteiro, de Londres à Palestina. Sabe-se apenas que teria nascido em Bristol, no sul da Inglaterra, onde iniciou suas atividades. A obra de Banksy, porém, é inconfundível: ratos de guarda-chuva, macacos ameaçando dominar o mundo, inusitados sinais de trânsito e comentários mordazes sobre a sociedade contemporânea, o consumismo, as guerras e o conformismo. Sua arte em grafite ganhou fãs em toda parte, é amplamente reproduzida pela internet e já foi vendida por mais de 50 mil libras em leilões.

Guerra e spray reúne o melhor de seus trabalhos e expõe alguns de seus pensamentos nas palavras do próprio Banksy. Além das obras criadas para as ruas, o livro inclui também intervenções que o artista fez em locais privados, como museus de Nova York e o zoológico de Barcelona."



Banksy é completamente anônimo. Qualquer um de nós pode conhecê-lo e ainda assim não saber da sua arte. Sabe-se nasceu e começou a grafitar na cidade de Bristol - Inglaterra, que é filho de um fotocópiador e que seu trabalho em estêncil começou a ser notado na década de 1980, mais ou menos. Conhecido apenas por Banksy, o trabalho de grafiteiro, pintor, ativista político e diretor de cinema é marcado pelo desprezo ao governo, humor negro e satírico.

Uma das poucas imagens que se tem dele.

Seu documentário ‘Exit through the Gift Shop’, estreiou no Festival de Filmes de Sundance, em 2010 e em janeiro de 2011 ganhou o Oscar de Melhor Documentário. Bansky não compareceu ao evento por que os organizadores não deixaram que ele recebesse o prêmio usando uma máscara.


SINOPSE: "Documentário assinado pelo mítico artista de rua Banksy, que traça a história de um movimento, a street culture. O documentário segue vários artistas, alguns dos quais considerados hoje estrelas, entre os quais o próprio Banksy que apesar do anonimato é um dos mais famosos artistas britânicos, ao mesmo tempo que perspectiva o valor da arte e o que é ou não considerado autêntico hoje em dia." - Esse artigo do Omelete conta mais detalhes do documentário.


Banksy não vende seus trabalhos diretamente, nas palavras dele, “Copyright é para os fracos.”. Ainda assim, galerias e curadores de arte, conseguiram leiloar alguns de seus desenhos por preços absurdamente caros, deixando a encargo dos compradores retirarem as obras, por exemplo, remover o pedaço de um murro. 

Conheci seu trabalho por essa imagem, que é simbolo do festival tr3s.minutos.




Esse Tumblr reúne fotos e informações sobre Banksy. O site está em inglês e eu não sei se é oficial ou fã.

3 comentários:

  1. Já aprendi sobre ele ou na faculdade ou no meu curso de design (não me lembro) e achei sensacional os grafites que ele faz, sem falar em sua ideologia. É realmente uma inspiração.

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca tinha ouvido falar dele, mais o trabalho é excelente.

    ResponderExcluir
  3. Já conhecia algumas de suas obras, porém não fazia ideia de quem era o artista, pois não tinha ouvido falar nele até então. :)Adorei o trabalho dele, além de excelente é também muito inspirador.

    ResponderExcluir

Visito todos que comentam, caso o link de retorno não esteja funcionando pode anexa-lo no fim do comentário. Sem SPAM, por favor.


Pulando as interjeições...
Solte o verbo, os pronomes, adjetivos e substantivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...