21 de setembro de 2012

I ♥ Fanfic

Tumblr_lgie6indma1qh0dmko1_500_large

Depois de 50 Tons de Cinza, o mundo descobriu o que é FanFic. A questão agora é que todos se acham expert nisso sem nunca ter lido nada além de 50 Tons ou pior: acha que toda e qualquer fanfic é daquele jeito.

De um lado estão os escritores (ficwriter) que tem uma ótima forma de aprender a se relacionar com leitores, perceber a reação a seu estilo de escrita e, principalmente, descobrir se você consegue amarrar bem um enredo. E por se basear em personagens e locações já existentes, o autor pode trabalhar melhor diálogos, descrição de sentimentos... e outros elementos. 

É um exercício de escrita ótimo e uma forma muito boa de conhecer novos escritores. Ou mesmo pessoas que gostam de escrever, mas não curtem espaços como blogs ou tumblrs. E veem nisso uma opção de publicação para seus textos. Além de tudo, nada do que você escreve precisa ser real ou verossímil, é apenas sua visão da história base.

Do outro lado está o leitor, que em maioria esmagadora pertencem a algum Fandom e busca nas fics uma forma de continuar perto de seus personagens favoritos, vivendo outras histórias além da saga oficial. São pessoas que se disponibilizam a ler online e se sentem perto do autor, podem opinar e influenciar no enredo... a história vai sendo construída e postada de acordo com a reação deles.

E não, você não procura uma editora dizendo: "Escrevi uma fanfic Hot sobre Orgulho e Preconceito, quer publicar?" Todo esse universo é baseando em relações online e está saindo da internet recentemente: Cinquenta tons de Cinza foi um sucesso absoluto na internet com o título de Master of the Universe, antes de ser publicado; e a escritora brasileira Babi Dewet lançou seu livro, Sábado a Noite, com fanfic primeiramente. No caso, 50Tons é baseado na Saga Crepúsculo e SAN na banda McFly.

E sim, há vários temas paras fanfics! Nem toda fanfic é erótica ou tem cena de sexo.

Fora disso tudo está: quem não tem nada a ver; e os autores de textos que servem de inspiração para as fanfics. J.R. Ward e Nora Roberts, por exemplo, proíbem que esse tipo de texto seja publicados e sites sérios excluem as narrativas nesse sentido. E ai que começa a questão dos direitos autorais.

Como autora não sei se ia gostar de ver uma Fanfic de Coragem (foi até tópico na entrevista do PodLer). Mas, como ficwriter acho que as fanfics são uma forma do leitor dizer "ei, eu não gostei disso aqui" ou "eu amei seus personagens, eles podem viver no meu mundo também?". Cada autor toma isso da forma que achar melhor. 

E quem não tem nada a ver com a história, por favor, guarde seu preconceito para si. Já ouvi absurdos do tipo: "Quem escreve fanfic deveria ser processado por plágio." ou "Você escreve aqueles textos pornôs?" e "Fanfic é coisa de desocupado". Quem simplesmente não conhece, dê uma olhada... leia a respeito e depois fale sobre.


Outros posts no Mil Alices:

15 comentários:

  1. Lorena, eu nunca fui muito de escrever fan fics (ok, já criei umas histórias baseadas em outras e/ou em personagens que amo, mas nunca segui adiante), mas já li bastante. :D Tem aquele site, o fanfiction (?), que é super legal e recheadíssimo de textos bons. Acredito que essa é uma forma excelente para exercitar a escrita, principalmente para aqueles que querem seguir com a carreira. Não tem nada de plágio ou coisas do tipo... quem se aventurar verá que muitos possuem uma ótima forma de escrever, com histórias muito bem construídas e que valem a pena serem lidas. ;)

    Adorei a postagem!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o fanfiction.net mesmo, Fran!

      Acho que o problemas das fics, como do mundo, é o preconceito. Sou suspeita para falar, mas AMO esse universo.

      Excluir
  2. Fanfics >>> vida, por favor. Ótimo post, amo fanfics, de todos os temas :3 E concordo com a Francielle haha

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma amiga que escreve Fanfics, é muito legal mesmo. Me deu até vontade de escrever...

    ResponderExcluir
  4. Super apoiada, Lorena!
    Como tudo na vida, o que mata é o preconceito; no sentido de pré-conceito mesmo, pré-julgamento, sendo educada. Ignorância, sendo precisa.

    ResponderExcluir
  5. Mandou suuuper bem no recado. Conheço muitas pessoas que foram ouvir falar de fanfic agora, já acompanho este universo há tempos e acho muito legal. Como você disse, podemos continuar juntos dos nossos personagens preferidos! <3

    Adorei o blog e quero saber todas as novidades! Já estou seguindo. Espero que curta o meu!
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  6. Vou confessar que nem sabia o que era fanfic. Agora fiquei informada e vou procurar mais sobre.

    bjoks

    ResponderExcluir
  7. Sabe que eu fui descobrir fanfic tem pouco tempo; e ridiculo isso de preconceito.. tsc
    Vou procurar ler mais sobre depois ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu nem sabia o que era sempre li essa palavrinha e não tive curiosidade em procurar. Esse livro que citou é um fenômeno! Não se para de falar nele.

    Mas obrigada por esclarecer o que é fanfic, e não acho coisa de desocupado, pelo contrário é muito criativo!

    É uma pena que a maioria de nós, julgamos sem saber, sem conhecer.

    :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A "culpa" de todo reboliço é de 50 Tons, no fim acho que é muita água para pouco copo...

      Excluir
  9. Confesso que nunca li fanfic... Digo isso, pois só tinha "acesso" a fanfics de HP e eu nunca me interessei. Acho interessante essa questão da fanfic, de se inspirar em livros conhecidos, usando personagens, criando novas histórias... Até é uma forma de se aproximar mais do leitor e trazer mais visibilidade ao seu livro.

    Beijo grande :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente!
      Acho que as fics acabam sendo um excelente Mrkt pro livro. Tem gente que começa a ler sagas por que gostou de alguma fic a respeito.

      Excluir
  10. Amo fanfics ♥ Gosto mais de escrevê-las do que lê-las. Recentemente descobri que o site onde eu postava vai parar de aceitar fanfics de banda (a categoria que escrevo) e estou precisando mudar urgentemente de site, o que for. Escrever fanfics ajudou-me muito a melhorar minha escrita e também conhecer pessoas maravilhosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheci pessoas incríveis também, mas nunca li fics de bandas. Acho que é por que não sou muito ligada em música... enfim.

      Excluir

Visito todos que comentam, caso o link de retorno não esteja funcionando pode anexa-lo no fim do comentário. Sem SPAM, por favor.


Pulando as interjeições...
Solte o verbo, os pronomes, adjetivos e substantivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...