11 de setembro de 2012

Boneca de luxo

Eu falo dormindo, levanto para comer no meio da noite e não lembro, e todas essas coisas esquisitas que as pessoas fazem durante o sono. De qualquer forma, a última coisa que eu quero ver - na vida - ao levantar no meio da noite são bonecas.

Criei esse medo esquisito depois de grande, não sei quando, mas sinto uma agonia enorme ao dá de cara com pares de olhos me encarrando. É meio Toy Story, tenho quase certeza que elas ficam falando de mim enquanto eu durmo. 

Eu já conhecia a Blythe, de vista. E nessa de navegar na blogsfera vi que existem pessoas completamente apaixonadas por essa coisinha esquisita com cara de “eu vou te asfixiar com seu travesseiro”.

Nina03_large

As Blythes (pronuncia-se "Blaite") foram lançadas em 1972,  pelo designer Allison Katzman e comercializada nos E.U.A. pela Toy Company Kenner, mas a época não fizeram o sucesso esperado. Sua característica mais marcante e notável eram os olhos que mudam de cor e posição ao puxar de uma corda amarrada à parte traseira de sua cabeça. Devido à falta de interesse e o fato da boneca assustar as crianças, a Blythe saiu de linha após um ano de seu lançamento. Durante alguns anos, as Blythes eram apenas conhecidas por alguns colecionadores de bonecas.

Kenner 1972

Em 1997, produtora de TV e video Gina Garan conheceu as Blythes através de uma amiga que lhe mostrou a boneca no eBay por achar que se parecia com ela. Com uma câmera antiga e sem conhecimento nenhum em fotografia, ela passou a fotografar a boneca em suas viagens e em 2000 lançou o livro com essas fotos, o This Is Blythe.

A partir daí aquelas bonecas que foram rejeitadas décadas atrás passaram a valer pequenas fortunas.

Essa é a Red Deliciuos, lançamento desse mês da Hasbro. Com a taxa de conversão Real-Euro de hoje ela custa uma média de R$ 570,85. Praticamente um salário mínimo brasileiro.

Hoje em dia essas bonequinhas são sucesso absoluto e têm preços astronômicos. As donas tratam as suas como filhas, investem em roupas, acessórios e todo tipo de coisa. Existem sites fãs, encontro entre as donas, mil e um projetos de moda/arte usando as Blythes. Dê um Google e confira.

7760173156_0f403c6182_z_large 

Tumblr_m6yzmhnrsz1rvymgvo1_1280_large

40532465365890364_juo4gcbk_f_large

Confesso que procurando informações para o post eu fiquei menos assustada com elas, mas eu ainda lembro da Noiva do Chuck quando vejo. E não consigo entender como adultos pagam tão caro em uma bonequinha esquisita... gosto é gosto, sem dúvidas.


Fontes
- As imagens foram do We heart It 
- História na Wikipedia e We Loves Blythe Br

15 comentários:

  1. Também descobri esse universo de viciadas em 'dolls' na blogosfera. Existe uma infinidade de outros modelos semelhantemente caros pelos quais as moças e mesmo alguns moços enlouquecem.

    Acho que representam uma semi-fantasia em mundo real, e por isso acabam sendo tão adoradas, numa geração onde "dreamers" e "geeks" estão em alta.

    Já vi posts desses encontros e por vezes fiquei encarando-as, tentando me acostumar com a ideia de que são tudo o que custam. Mas não adianta. Sou do grupo que se assusta. Não gosto. Prefiro minhas pelúcias de poucos reais e olhos pequenos.

    ResponderExcluir
  2. Antes ela me assustavam mesmo, agora acho até fofas, deve ser por queu acho que são bonecas perversas fazendo cara de santinha, elas tem cara de que escondem algo não tem? Gosto disso haha
    lovelyblogcarol.blogspot

    ResponderExcluir
  3. Sou louca para adotar uma. ainda não juntei dinheiro, mas um dia eu consigo. adoro as customizadas. te uma mais linda que a outra!

    adorei o post

    :*

    http://www.amodernpinup.com/

    ResponderExcluir
  4. Acho elas bonitinhas, mas são assustadoras! Eu também não gostaria de acordar de madrugada e dar de cara com esses olhos tão expressivos!

    E gente, a boneca custa mais do que meu mísero salário de estagiária! hahahha
    Jamais compraria!

    Beijos beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso mísero salário de estagiária, Thu!

      Excluir
  5. Sabe que eu tb morro de medo delas :X
    Tem umas que as meninas customizam tao bonitinhas, que eu ate ja tive vontade de ter! mas dps, olhando as fotos e pensando, eu cheguei a conclusao que nao! nao rola pra mim. rs..
    Sou desconfiada com bonecas desde uma epoca (acho q vc nunca ouviu falar por nao ser da sua "epoca") que diziam que a boneca grande da Xuxa era amaldicoada - e eu tinha uma - vivia escondendo ela e tirando ela do meu quarto na hr de dormir! aahahah...
    Boneca pra mim, so a barbie sempre! x)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha uma Boneca Eliana e até grande tirava ela do quarto para dormir! hahaha

      A lenda urbana da minha época era que o boneco do Fofão tinha coisas dentro que quando a criança aperta podia matar... vai saber. hahaha

      Excluir
  6. Lorena, de fato não há como não lembrar da Noiva do Chuck. HAHAHAHA Essas bonecas também me assustam, e eu não pagaria horrores para ter uma coleção delas. Mas para quem gosta, é ótimo. Cada um tendo aquilo que prefere...

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho um pequeno sonho de ter uma dessas, sério. Eu as acho lindas, e acho lindo também como algumas meninas as tratam como "filhas", rsrs. Também tenho essa coisa de não querer ver olhos de bonecas no meio da noite, porque tenho medo, haha, mas essas são tão bonitinhas. Pra se ver de dia, kkk.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. O pior quer elas parecem a Thiffany mesmo. :)
    Mais eu as achei lindas.
    :)
    Selene Blanchard
    Bacio,Moda & eu

    ResponderExcluir
  9. Eu acho elas demais, tem um olhar macabro, adoro haha (não sou maluca) , como disse gosto é gosto rsrs

    ResponderExcluir
  10. Amei o post! Adoro bonecas em geral, e acho as Blythes fofas (gosto de bonecas com um ar sinistro!). Mas eu tinha um pouco disso quando criança, não sei, de não gostar de dormir com as bonecas "me olhando" hahaha, e acho que isso começou quando se espalhou na minha escola aquela lenda urbana da boneca da Xuxa (putz, faz teeeempo). Ao mesmo tempo, de tão bizarra que sou, sempre tive o "sonho" de ter um boneco do Chuck, idêntico ao do filme. Vai entender...

    Ah, aliás, bem legais seus posts sobre a Bahia!

    Bjo
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não quero um boneco do Chuck nem de graça! haha

      Excluir
  11. Hahahaha! Também morro de medo! E, acredite, tenho cinco daquelas bonecas grandes (da época da infância), que minha irmã não me deixa tirar do quarto. À noite, embrulho a cabeça pra não ver que estão me encarando. Aqueles "olhões" azuis...

    Conheci o blog através da nova tag da Thamy, do Toca da Thamy. (:

    ResponderExcluir
  12. Mas elas são uma graça!! Meio macabras, mas adoro coisas macabras, e acho que é aí que está a graça delas. Apesar de achar elas muito fofas (e do medo), não pagaria NUNCA um salário mínimo em uma delas.

    ResponderExcluir

Visito todos que comentam, caso o link de retorno não esteja funcionando pode anexa-lo no fim do comentário. Sem SPAM, por favor.


Pulando as interjeições...
Solte o verbo, os pronomes, adjetivos e substantivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...