24 de julho de 2012

Politicamente correto

Tumblr_m7knvgenvm1r7gljio1_500_large
Imagem: We Heart It

Faz tempo que quero participar de algo maior, me sentir útil e ajudar as pessoas. Esse foi outro motivo para o hiatus do blog, eu queria ter tempo e me dedicar a algum projeto de determinada ONG. 

Tentei todas as organizações que, eu conheço e, prestam algum serviço social com o qual me identifique. E nenhuma parecia dispostas a aceitar minha ajuda, vi suas portas fechadas. Posso estar errada e ter interpretado tudo muito mal, isso é completamente pessoal. 

No tempo que estive procurando, me candidatando, vi e ouvi muita coisa: Uma Organização pedia uma taxa de inscrição para participar de um curso e talvez ser chamado a ser voluntário; A outra era completamente inflexível quanto a horários; Na terceira, precisei do pessoal dessa ONG em uma situação, entrei em contato. Eles disseram que iam ajudar e até hoje eles não me responderam se tiveram êxito ou não. Nada. 

Recentemente entrei em contato com a coordenadora de uma. Era minha última tentativa e, principalmente, porque eu achei que minha vivência lá poderia ajudar em Coragem. Inteirei-me dos projetos, conversamos por e-mail, telefone e na hora do encontro, de começar a trabalhar, a mulher sumiu. 

Desapareceu como se nunca tivesse combinado nada comigo e, sim, ela continua trabalhando no projeto que eu queria e podia colaborar. A única coisa que tive foi um telefonema: “Se você ainda tiver interesse... agente pode ver outra forma”. 

Sou eu que não estou ciente das práticas do meio ou as coisas estão realmente erradas? Aceito que deve haver regras, que eles não podem aceitar TODO MUNDO que diz que quer ajudar... mas não tem uma história de que toda ajuda é Bem vinda? 

Não entendo. Simplesmente não entendo com pode querer ajudar e não lhe deixarem. Depois líderes de mil e uma ONG's aparecem na mídia dizendo que a sociedade não colabora com o trabalho deles. Depois, depois...


6 comentários:

  1. Sinto muito por tudo isso. É realmente frustrante você querer prestar um trabalho voluntário e simplesmente não poder porque não há abertura e nem acessibilidade por parte da instituição. Isso põe em prova o que você bem pautou no texto acima... como eles tem a capacidade de reclamar a falta de ajuda e nem ao menos se permitem a tal? Acho que, no mínimo, eles deveriam a você uma justificativa...
    Lamentável.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Triste demais isso, mas fazer o que...
    Beijão, querida ;)

    ResponderExcluir
  3. Confesso que nunca tentei participar de uma ONG ou coisas do tipo...Mas é muito triste saber que você tentou e não consiguiu. Afinal, se nem essas organizações que aparentam ser algo como "a luz no fim do túnel para a sociedade" não funcionam como deveriam, o que esperar das demais organizações, como o governo por exemplo? Lamentavel... Mas de qualquer maneira, gostei da forma como escreve, e a a sua atitude foi admiravel :)

    ResponderExcluir
  4. Isso realmente é muito triste. Sempre tive vontade de ajudar, mas nunca soube por onde começar. E acho um absurdo esse descaso das ONGs, pois pessoas para ajudar quem precisa nunca é demais!

    http://sojustsmilee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. É mtoooo, mas mtoo frustrante mesmo! Meu marido passa nesse momento pela mesma experiência que vc!! Ele tá tão revoltado quanto vc... é um país triste de verdade nesse quesito. O capitalismo fala AAAALTO demais! Provavelmente essa diretora aí recebeu uma proposta financeira boa, ou de repente neeem existia o projeto (fachada sabe?!). Meu marido tá no processo de abertura de uma ONG e tá pesquisando...ele foi em uma aqui do Rio que até passou no RjTv na globo esses dias...O nome do projeto é Ecos da Liberdade e fica no complexo do alemão aqui no Rio! Quando ele chegou lá era tudo FACHADA! E ele se desolocou até lá pra pesquisar e deu de cara com NADA! Procurou os responsáveis e não achou ninguém.... é triste não é?! beijooo e não desanima pq o mundo precisa MUUUITO de pessoas como vc, viu?!

    ResponderExcluir
  6. Poxa..que triste isso! Que tipo de 'mundo' recusa ajuda voluntária?vai entender né... Aqui na minha cidade as coisas parecem um pouco mais 'fáceis'..eu acho. Existe um grupo que gerencia os trabalhos voluntários, sabe? A gente se cadastra, participa de uma palestra e depois recebe uma 'lista' com as ong's que mais se encaixam no nosso perfil. Estou pra fazer isso desde fevereiro... :x
    Fiquei chateada por ter acontecido isso com vc. :/

    um beijo e um abraço apertado querida!

    ResponderExcluir

Visito todos que comentam, caso o link de retorno não esteja funcionando pode anexa-lo no fim do comentário. Sem SPAM, por favor.


Pulando as interjeições...
Solte o verbo, os pronomes, adjetivos e substantivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...