10 de junho de 2012

Chá de Chapeleiro: Em uma toca no chão vivia um Hobbit...


Hoje gostaria de falar sobre um dos meus maiores vícios, literatura fantástica. Histórias de princípes, princesas, elfos, dragões, bruxaria e criaturas fantasiosas me encantam de uma maneira gigantesca. E se existe alguém para definir como o mestre desse gênero, ele se chama J. R.R. Tolkien. Ninguém mais, ninguém menos do que o escritor da saga mundialmente famosa, O Senhor dos Anéis.

Minha paixão por Tolkien começou quando assisti pela primeira vez os três filmes. Só por eles dá pra ter ideia como uma mente precisa ser genial a ponto de criar todo um universo com criaturas nunca imaginadas e mundos e paisagens fantásticas. Me apaixonei por absolutamente tudo nos filmes. Mas depois do fim da saga, o que fazer ? Correr para os livros, claro =D.

Então eis que comecei a ler o primeiro livro da saga... Inicialmente achei  muito, mais muito, chato. Isso, chato. Cai na besteira de ler achando que encontraria o mesmo ritmo dos filmes e quebrei a cara totalmente. O livro é bastante lento, as coisas demoram muito para acontecer,  pois ele  é ao extremo descritivo. E é isso que faz Tolkien um escritor sensacional. Ele não se preocupa apenas em desenvolver a história e sim criar, detalhar e descrever cada pedacinho desse universo.  Ele inventou diversos tipos de raças, criaturas, criou mapas e até mesmo idiomas. Por isso se você começar a ler A Sociedade do Anel e achar o livro chato, acalme-se pois essa é a sensação de quase todos que começam a ler. Mas não desista, pois pouco a pouco você entra cada vez mais  e mais no universo de Tolkien e se encanta mais  pela história.

Uma dica pra quem quiser conhecer a obra de Tolkien é começar lendo primeiramente o incrível " O Hobbit". O livro é igualmente encantador, porém menos complexo e descritivo , mas dá pra sentir um gostinho do que esse maravilhoso escritor é capaz de criar... Conta a história de um simpático Hobbit, o Bilbo Bolseiro em uma grande aventura. E falando em o Hobbit, em dezembro estreia o aguardado filme inspirado nesse livro, dirigido pelo mesmo diretor de o Senhor dos Anéis, Peter Jackson. Quem vai perder? :) 


Mas é claro que Tolkien deixaria um legado muito maior. Foi responsável por influenciar um grande números de escritores que também navegariam,  por mundos fantásticos. E se existe um autor que me despertou uma paixão imensa- como nunca mais  nenhum tinha conseguido despertar - ele se chama George R. R. Martin, escritor da famosa saga as crônicas de gelo e fogo. 

Muito comparam Martin como um autor super mega parecido com Tolkien. Já eu vejo autores de certo modo distintos. Martin se assemelha a Tolkien no sentido de criar um universo próprio, o grande reino de Westeros. Também há vários cenários e mundos descritos. Mas enquanto Tolkien opta por desenvolver e descrever seu universo, Martin preocupa-se muito mais em desenvolver seus personagens

É uma imensidão de personagens que compõe a história, de todos os tipos de todos os gostos. É impossível você não se encantar ou se identificar com pelo menos vários deles... E apesar de ser uma história extremamente fantasiosa (com direito a dragões e mortos-vivos), todos os seus personagens são extremamente reais.  

Ninguém é totalmente bom ou totalmente mal - na verdade na obra de Martin a linha entre o bem e o mal é bem tênue, ou inexistente. E  ao contrário de senhor dos anéis, tudo o que existir de sórdido e moralmente questionável está nos livros... desde de traição a incesto, de violência a aborto, o que faz a obra torna-se (apesar de fantasiosa) bem mundo real.

Se você não tiver tempo ou paciência para ler os livros, até agora 4 lançados ( cada um com mais de 550 páginas), um próximo previsto para lançar agora em junho e previsão de mais dois serem escritos, recomendo que assistam a série da HBO. É uma ótima adaptação, com uma grande produção e boas atuações. Vale muito a pena conhecer mesmo que seja através da série televisa a obra de Martin, pois como muitos dizem, essa é a mais importante obra fantasiosa desde que Bilbo perdeu o anel. :)


Minha preciosa coleção Tolkien e Martin <3

Hey! Meu nome é Regina e já fui colaborada aqui do Alices, a partir de hoje escrevo uma coluna mensal... espero que gostem e sintam-se a vontade, estão esperando o que para tomar um chá? 

6 comentários:

  1. Adoro os filmes do Senhor dos Anéis, mas só li até agora "O hobbit", que é ótimo! Estou doida para ver o filme. Os livros do Martin eu já tenho, mas ainda não li >.<

    Beijos grandes, adorei o post! :*

    ResponderExcluir
  2. assim que puder leia todos, vale muito muito a pena ;)

    ResponderExcluir
  3. Nunca consegui terminar de assistir o senhor dos aneis
    E posso dizer que também, nunca tive curiosidade de ler...

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adoro Senhor dos Anéis, vi todos e agora estou curiosa por esse.
    bjoks flor

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do post, também adoro filmes assim e fiquei meio que de olho no seu montante de livro ai, UAU!!!

    ResponderExcluir
  6. Estou também lendo Senhor dos Anéis, terminei o segundo livro. Sou apaixonada pela história ♥ Comprei recentemente o box com os livros do Guerra de Tronos, vou começar a lê-los em breve já que adoro a série.

    ResponderExcluir

Visito todos que comentam, caso o link de retorno não esteja funcionando pode anexa-lo no fim do comentário. Sem SPAM, por favor.


Pulando as interjeições...
Solte o verbo, os pronomes, adjetivos e substantivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...