12 de março de 2012

O maravilhoso Mágico de Oz - L. Frank Baum

Somewhere Over The Rainbow - Judy Garland. O mágico de Oz. 1939.


Lyman Frank Baum foi o criador de um dos mais populares livros da literatura infantil - O Mágico de Oz. Frank Baum nasceu em Nova Yorque, em 1856 e teve a vida financeiramente conturbada, sempre envolta ao teatro e a literatura, geralmente infantil.

Em 1901, Baum e o ilustrador Denslow publicaram O Maravilhoso Mágico de Oz. Oz tornou-se uma série e muitas vezes, Baum declarou que havia escrito a última história, entretanto, persuadido pelos leitores e pelo fracasso de seus outros livros, as histórias continuaram até seu último livro, Glinda of Oz, publicado um ano após sua morte, 1920. Escritos por Baum, 14 livros foram dedicados a terra do OZ, todos eles, hoje, pertencem a domínio público, e muitos podem ser lidos, em inglês, no Projeto Gutenberg


Eu nunca assisti a nenhuma adaptação do Mágico de Oz, ou havia lido qualquer história. De uma forma ou de outra, toda criança acaba conhecendo a menina Dorothy e eu sempre fui apaixonada pela terra do Oz mesmo sem conhecê-la.

A história de O maravilhoso Mágico de Oz, primeira narrativa da terra do Oz, começa com Dorothy e seu cachorrinho, Totó, sendo arrastados por um ciclone para a Terra do Oz. Na chegada, a casa, que tinha sido arrastada com eles, cai sobre a bruxa malvada do Leste e os Munchkins, povo oprimido pela bruxa, presenteiam Dorothy com os sapatinhos mágicos da feiticeira. Sapatos esses que são PRATA, enquanto em todas as reproduções da história aparecem vermelhos.

A terra do Oz é divida em países: O país dos Munchkins, a Leste; A cidade das esmeraldas, ao centro, é governado por Oz; O país dos Quadlings, ao sul, governada por Glinda, a bruxa boa; os país dos Winkies ao Oeste; e o país do Norte, governada por outra bruxa boa. O livro inteiro se passa com Dorothy tentando voltar para Tia Em e Tio Henry no Kansas e todos os acontecimentos são acréscimos a sua busca. 

Segundo todos da Terra de Oz, O Grande Mágico de Oz seria o único que saberia como voltar ao Kansas, então Dorothy sai em busca da cidade das esmeraldas. Pelo caminho encontra o Espantalho, que busca um cérebro; o Homem de lata, que busca um coração; e o Leão Covarde, que busca por coragem. O grupo começa sua jornada e a história começa a se desenrolar.

É uma linda história infantil, mas que pode e deve ser lida por qualquer adulto. Baum conduz uma narrativa, em 3° pessoa, com aventura, magia e perigos, em um texto leve e cheio de surpresas. Não conto o fim da história, mas a busca incessante de Dorothy nos traz uma mensagem de coragem, amizade, inteligência e bondade incondicionais que deve ser passada aos nosso filhos, netos, bisnetos...


"Não importa quão secas e cinzentas sejam nossas casas, nós, pessoas de carne e osso, preferimos viver lá do que em qualquer outro país, mesmo que seja bonito. Não existe lugar como nosso lar." 
Dorothy. O maravilhoso Mágico de Oz, L. Frank Baum.

@milalices
Mais Dorothy aqui.

Um comentário:

  1. Já perdi as contas de qtas vezes assisti ao filme mas nunca li o livro apesar de ter ele em casa, acho que agora você me incentivou.

    Vanessa - http://balaiodelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Visito todos que comentam, caso o link de retorno não esteja funcionando pode anexa-lo no fim do comentário. Sem SPAM, por favor.


Pulando as interjeições...
Solte o verbo, os pronomes, adjetivos e substantivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...