4 de março de 2012

Epopeia de um Cartão Postal

Vista aérea de parte da cidade
Aracaju é uma cidade linda, planejada, organizada, limpa e onde eu moro. Principal motivo para não ficar fora do Projeto Postcard. Dia desses estava procurando o segundo postal do Projeto e, sinceramente, achei que seria mais fácil! Principalmente por Aracaju se utilizar economicamente do turismo.

Praça Oympio Campos
Passei dois dias no centro comercial da cidade trabalhando com meu pai. No primeiro dia aproveitei para dá um pulinho em um ponto turístico aqui perto, A praça Olympio Campos que abriga a Catedral metropolitana e uma feirinha de artesanato. Antes de começar o Projeto Postcard, passava por lá e sempre via cartões postais lindos, mas não tinha muito interesse. Agora com o projeto, só encontrei em uma barraquinha e nenhum me agradou o bastante.

No dia seguinte antes de ir para a loja passei no Mercado Municipal da cidade. O Mercado é como uma feira livre, agrupada e organizada pela prefeitura, abriga comerciantes que vendem desde frutas a artigos de artesanato e importados. É segmentada em vários espaços, como mercado de frutas, de artesanato, uma área ao ar livre para flores...

Vista aérea de parte do Mercado Municipal
Outra decepção. Andei a parte de artesanato, mais frequentada pelos turistas, e encontrei postais em poucas barracas. Nas que havia, escutei o absurdo de um vendedor me oferecer um Postal a 3 reais! No fim, depois de muito andar, comprei dois, em barraquinhas diferentes, um saiu a $1,50 e o outro a $1. 


Um deles segue para o acervo do Projeto Postcard e outro segue para a Finlândia com o Postcrossing, que é conversa para outro post!

Esse fica na coleção do projeto. Já está no Flickr! E o vendedor me fez comprar mais pela história do Cartão, do que pela beleza em si. 

Os sergipanos se orgulham sempre de que Lampião, o cangaceiro, passou o fim de sua vida e foi capturado em terras sergipanas... “o bando acampou na fazenda Angicos, situada no sertão de Sergipe, esconderijo tido por Lampião como o de maior segurança. Era noite, chovia muito e todos dormiam em suas barracas. A volante chegou tão de mansinho que nem os cães pressentiram. Por volta das 5:15 do dia 28, os cangaceiros levantaram para rezar o oficio e se preparavam para tomar café; quando um cangaceiro deu o alarme, já era tarde demais.” 

Na época o governo na Bahia, que exercia maior poder e influência, espalhou por todo estado de Sergipe o Cartaz replicado no Postal. Oferecendo dinheiro pela captura do bando. 

Essa é a história desse Cartão. Ainda estou esperando o de vocês! 

Como começou o Projeto.

Créditos:
Dados sobre Lampeão: Wikipedia
Fotos sem a Tag 'Lorena Rocco' foram retiradas do Google Imagens

Um comentário:

  1. Legal conhecer um pouco sobre o projeto e sua cidade maravilhosa, as fotos ficaram lindas ! Beijão , www.spiderwebs.tk

    ResponderExcluir

Visito todos que comentam, caso o link de retorno não esteja funcionando pode anexa-lo no fim do comentário. Sem SPAM, por favor.


Pulando as interjeições...
Solte o verbo, os pronomes, adjetivos e substantivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...