13 de janeiro de 2012

Museu da Gente Sergipana. Aracaju. Sergipe.

Inaugurado a pouco mais de um mês e mantido pelo Instituto Banese, o Museu da Gente Sergipana já se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade de Aracaju tem mostrado não só um show de tecnologia, mas a verdadeira face do povo sergipano. É um passeio divertido, interativo e com uma carga de conhecimento enorme!

“A coisa mais importante e duradoura que uma sociedade pode produzir é sua identidade. [...] O Museu da Gente não veio de uma coleção de objetos mas de uma cultura aberta e pulsante, para fazê-lo fomos ao mundo real buscar as pessoas, as imagens, os sons e as formas dessa realidade, e fomos à história buscar suas razões. Este museu nasce com a vontade de celebrar a identidade de um povo fascinante como o povo de Sergipe, com suas festas, sua paisagem, seu patrimônio e sua força. Um museu de algo diferente, um museu de gente e um museu da gente.”












Estar no Museu foi uma grande surpresa. O lugar conta mais que o passado, mostra a realidade, o presente e a cara de Sergipe. Em uma visita guiada de pouco mais de uma hora vemos a Cultura, Ritmos, Sons, Toques e Sotaques que mostram um Sergipe é pequeno e um povo enorme.

Como disse o museu é marcado por tecnologia e um espetáculo de imagens e interatividade.  Em um dos últimos ambiente há duas cabines onde os visitantes podem ler cordéis e continuar repentes musicais. Eu e a @drikaaguimaraes, estivemos em tais cabines. A experiência é gravada e pode ser postada no Youtube mediante sua autorização:

Aumenta o som porque o áudio está muito baixo. Mais videos no Canal Youtuber do Museu.

Uma pena não ter mais imagens, mas é proibido fotografar dentro no Museu. Por fim, é um passeio incrível e totalmente diferente do clichê Museu de história tedioso. Quem mora em Aracaju e quem só esta de passagem não deve deixar de visitar!

FUNCIONAMENTO
De terça a domingo - das 10h às 18h.
Entrada FRANCA.

Av. Ivo do Prado, 398, Centro
Aracaju - SE
CEP: 49010-050

CONTATO
Tel: (79) 3211-7174
http://www.museudagentesergipana.com.br/
*Imagens: Site oficial e Portal E-sergipe

Um comentário:

  1. Milalices mais uma vez de parabéns por nos trazer algo novo e considerável ao monitor. Admiro muito blogs que são dedicados à informação como este e não a dramédias adolescentes como tantos milhares por aí.

    ResponderExcluir

Visito todos que comentam, caso o link de retorno não esteja funcionando pode anexa-lo no fim do comentário. Sem SPAM, por favor.


Pulando as interjeições...
Solte o verbo, os pronomes, adjetivos e substantivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...