22 de fevereiro de 2012

Fan Fiction.

Fanfiction, Fanfic, FF ou Fic trata-se de contos ou romances escritos por terceiros, não fazendo parte do enredo oficial de obras anteriormente publicadas, a qual faz referência ou utiliza elementos ou personagens.

Não sei se alguém aqui lê ou sabe o que é Fan Fiction. Em termos menos técnicos, são textos (Curtos, Oneshot. Ou longos, Longfic) que se baseiam em obras já consagradas. Os mais comuns são de The Vampire Diaries, Twilight, Harry Potter, Percy Jackson and the Olympians, Lord of the rings... E outros relacionados a mangás e animes mas, eu não acompanho esses.

Como o nome diz - Fan Fiction = Ficção de fãs - as fics mostram o ponto de vista dos leitores/telespectadores sobre determinada obra e pode se basear em filmes ou livros, ou nos dois.  Os escritores, Fanfiction author, utilizam-se não só dos personagens originais, podem utilizar locais, referencias e criar histórias totalmente novas. Por isso, não é considerado Plágio.

Há vários tipos de Fanfics, umas mudam completamente a vida do personagem, utilizam só os nomes, ou os atores - fics sobre filmes, por exemplo -. As mais embaraçosas que já li o autor misturava histórias independentes, como Crepúsculo e Meninas Superpoderosas ou Star Wars e Harry Potter... São   as Crossover fics.

Existe algum preconceito sobre as fanfics. Tem muito texto porcaria, muita gente que finge que escreve, mas também há muito escritor talentoso e ao contrario do que parece não é 'uma terra de ninguém.' Há regras para quem publica e de certo modo os autores das obras original reconhecem o trabalho dos fãs e outros que proíbem totalmente essas obras.

Eu acompanho dois sites de FanFics: O fanfiction.net (em inglês, mas há publicações em português) e o Nyah! Fanfiction (em portugês). Quem estiver curioso, dá uma olhada. Quem já conhece/lê é só falar da roupa da rainha.

Posto minha Fic no Fanfiction.net. Clica aqui.

3 comentários:

  1. Já li muuuuitas fics na vida, faz tempo que não leio, mas acho muito legais, criativas... claro, de pessoas que sabem como fazer. Gostei do post!
    Beijos!
    http://bolasdemeia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Acredita que nunca ouvi falar disso? Meldels, como sou uma alienada! hahaha Mas uma vez recebi de uma amiga uma versão "continuação da série Crepúsculo", com a narração da lua-de-mel da Bella e umas partes mais 'calientes'! hahahaha Depois ouvi muita gente dizendo que não era da autora, e sim de algum fã que escrevia bem... Seria então um caso desses fics? Acredito que sim. Com certeza não era da Stephenie porque ela teria publicado em algum livro também né?

    Mas gostei de saber mais sobre esses textos! Mas acho que não gostaria de ler esses que viajam demais na história, misturando personagens de outros livros...deve ficar meio confuso! haahahha

    Um beijo especial! :*

    ResponderExcluir
  3. Oiiii! *--* (Como faço para meu comentário não aparecer como anônimo? Não quero ser "anônimo")

    Leio muuuuuuuuuita fan-fic! Mais que isso, escrevo fan-fics. Ainda mais, comecei uma fan-fic e mudeeei taaaanto a história que resolvi mudar os nomes e comecei a escrever como romance mesmo e já estou muuito avançada no projeto!

    Não costumo ler fics de filmes, mas sim de seriados e novelas mexicanas (sim, sou totalmente fã do gênero e todas as fics que escrevo são de novelas). Leio fic do Mentalista, por recomendação de minha melhor amiga e leio muuitas da novela "La Madrastra", da qual já escrevi, mas deixou de ser fic, enfim... Atualmente, escrevo uma fic da novela "En Nombre del Amor", que foi ao ar em 2008 no México e não passou por aqui.

    De todas as formas, fan fic pode SIM ser algo muito sério, comprometido e bem escrito e de fato também se encontra umas muito porcarias, as quais não consigo ler sequer mais de uma página).

    Beijinhos e abraços,
    Thaís
    http://simplywomanly.wordpress.com

    ResponderExcluir

Visito todos que comentam, caso o link de retorno não esteja funcionando pode anexa-lo no fim do comentário. Sem SPAM, por favor.


Pulando as interjeições...
Solte o verbo, os pronomes, adjetivos e substantivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...