10 de dezembro de 2011

Proteção no Verão

imagem: the sartorialist
Verão está ai e os mil graus de temperatura que tem feito em Aracaju não deixa negar. Papai noel, traz a sunga que a praia esta boa por aqui!

Eu - politicamente corretíssima quando se trata de saúde - não saio sem protetor solar nem no inverno. Já testei várias marcas, indicadas por dermatologista ou não.

Odeio várias coisas nos protetores solar, em geral: o cheiro, a textura, a dificuldade de limpar a pele depois, ter que repor a cada 3 ou 4hrs. Há muitos contras mas, no fim das contas o beneficio é enorme.

"O filtro solar ajuda a evitar o aparecimento de manchas e câncer de pele. Todas as pessoas, de cor clara ou morena, têm que usar diariamente o produto, que bloqueia o sol e, por essa razão, impede que o que hoje é vermelho se torne marrom no futuro.

Além do sol, a luz das lâmpadas estimula a produção de melanina, proteína responsável pelas manchas. Portanto, é fundamental usar o protetor mesmo em ambientes fechados." [fonte]


Listei aqui pro Alices os protetores mais conhecidos no mercado e minha opinião pessoal sobre eles. 

A opinião expressa os produtos a seguir, são de caráter pessoal e não tem nenhum respaldo medico-cientifico. Procure seu dermatologista para opinião profissional.

1. Sundown:
Acredito que todo mundo já usou Sundown. Um dos protetores solares mais vendidos no país. Possui uma linha enorme de produtos e é, em geral, a primeira marca procurado pelos consumidores.
Eu usei por muito tempo, um pouco obrigada pela mãe que diz ser é o 'único que presta'. Particularmente não gosto. Acho a textura muito pesada e oleosa, o cheiro muito forte e me sinto com 'cheiro de peixe' eternamente. Parei de usa-lo faz algum tempo.

2. Nivea Sun:
É o que eu uso atualmente, mas não sou lá grande fã. O cheiro é um pouco melhor, mais suave que o Sundown, e a textura bem mais leve. Tem varias versões, para vários tipos de pele e efeitos desejados. Não tenho muito o que dizer dele, só que não é o protetor solar dos meus sonhos.

3. Solar Expertise, da Lóreal Paris.
Não usei efetivamente. Ganhei uma amostra, dia desses no supermercado e gamei. O cheiro é suave - dá para usar perfume junto com ele, sem fazer aquela mistureba de cheiros -, textura suave e de fácil absorção. 
Estou esperando apenas o meu da Nivea acabar para comprar esse.

4. Natura fotoequilíbrio
Sou suspeita para falar da Natura, porque sou apaixonada pela maioria dos produtos. Nunca usei a linha fotoequilibrio, entrou na lista porque, como a maioria dos produtos da empresa, os protetores solares natura são compostos por produtos naturais e livres de parabenooxibenzonaPABA e retinil palmitato.*

5. Episol
O episol é uma linha de protetores faciais e comecei a usar por indicação da dermatologista. Como tenho   acne usei o 'water gel', que é livre de óleo. Além deste, o episol tem uma linha enorme e para vários tipos de pele e efeitos diferente. Gosto bastante, mas não é meu preferido. O preço é mais salgado e só encontrei ele em farmácia.

6. Minesol
Se tratando de protetores solares essa é minha paixão. Também facial, o Minesol foi indicado por minha dermatologista, tem uma textura suave, fácil aborção e zero de cheiro.
Como o episol, ele é bem carinho e só encontrei na farmácia. Eu uso o Minesol Oil Control, ele regula a oleosidade da pele e impede aquele brilho chato de suor no rosto, mas há varias outras versões e efeitos.

Espero que aproveitem bem o sol e o verão! O importante é lembrar que não dá para ficar sem proteção solar, principalmente em um país como o Brasil,  com sol para dá e vender. 

Duas dicas importantes: Nunca use protetor solar de corpo no rosto. Eles são mais agressivos e costumam agredir a pele do rosto; Mesmo que você queira se bronzear, protetor solar eh importante para você ficar bronzeada e não vermelha como um camarão, o que é bem diferente.

Escolham o que melhor se adapte a sua pele e seu bolso. Bom verão!

*Essa matéria do portal da Lilian Pacce explica o que é cada substância.

2 comentários:

  1. eu uso o episol. adoro.
    beijos
    http://amodernpinup.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu usava sandow tbm, odiava! tem um cheiro insuportavel e quando o treco batia no olho então... baaah!
    Uso atualmente os protetores da natura, adoro!

    ResponderExcluir

Visito todos que comentam, caso o link de retorno não esteja funcionando pode anexa-lo no fim do comentário. Sem SPAM, por favor.


Pulando as interjeições...
Solte o verbo, os pronomes, adjetivos e substantivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...