4 de março de 2011

Acreditar muito em uma coisa faz dela uma verdade?

Acreditar que Ian Somerhalder vai casar comigo não faz disso um fato ou que tal amiga é verdadeira significa que ela seja. Ter certeza absoluta de um fato não é tornar isso uma verdade universal. Até Newton teve que provar por A+B que a tal gravidade existia.

Alguém disse certa vez: Não importa qual seja a verdade, vemos o que queremos ver. Não seria isso a base da Fé? Fé em Deus, Buda, Maomé... E toda intolerância provavelmente vem de toda essa fé cega em uma verdade divina concreta e absoluta.

Acreditar não faz de nada uma verdade e nem a verdade é uma estrutura inalterável. Há muitos meandros nesse termo que se embaralham uma forma espetacular. Ter a cabeça fechada e uma visão restrita só faz das crenças uma rede de ignorância e intolerância cultural.

Se fossemos culturalmente programados para acreditar que o céu é verde e a grama é azul, acreditaríamos e isso seria uma verdade. Ainda assim, se a fé remove montanhas... porque nem todas as crenças são verdades concretas?

2 comentários:

  1. Primeiro vou responder ao seu comentário em meu blog e depois passo para comentários sobre seu texto.

    1 - O fim do meu texto esta aberto a sugestões. Ela pode estar morta e não saber ou pode ter sido apenas um surto, uma sensação de morte emocional.. acho que pesei para ambos os lados, então, fica a tua escolha =)

    2 - Eu acredito que "acreditar em algo faz dela verdade", mesmo porque você disse que se fossemos criados acreditando que o céu é verde, ele seria verde, porque nossa idéia de verde seria o nosso 'azul', entende? Agora quanto nem todas religiões estarem corretas, isso depende do ponto de vista. Cada pessoa acredita em algo e se aquilo funciona para ela, ótimo! Se quiser exemplos, veja as igrejas evangélicas, os pastores abordam tais temas de um modo que as pessoas ali começam a acreditar tanto em uma cura, uma melhora que as vezes melhoram (claro que existem enganações) e quando as pessoas não melhoram, é porque não acreditaram.. sabe, isso tem muito a ver com o Segredo, pois é a tua fé em qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, que faz um desejo realidade. Outro exemplo é a famosa "macumba"; uma pessoa pode ser alvo de uma macumba, se ela não acreditar, aquilo não pega nela, caso contrário...

    Afinal, o seu texto é alvo de muitos comentários e eu seria melhor comentando isso pessoalmente (eu acho.. e espero!)
    hahaha

    anyway!
    Parabéns pelas interrogações e pelo ponto de vista.

    Bjsbjs

    ResponderExcluir
  2. É bem verdade este teu texto! Tem muitas pessoas que só enxergam o que querem e às vezes querem que todos acreditem no que acham certo. É preciso está sempre aberto para várias possibilidades.
    Beijos, bom feriado.

    ResponderExcluir

Visito todos que comentam, caso o link de retorno não esteja funcionando pode anexa-lo no fim do comentário. Sem SPAM, por favor.


Pulando as interjeições...
Solte o verbo, os pronomes, adjetivos e substantivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...